terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

VÍDEO:CONHEÇA EL COBRE, ESTÁDIO ONDE O CORINTHIANS FARÁ SUA ESTRÉIA NA LIBERTADORES



CONHEÇA EL COBRE,ESTÁDIO ONDE O CORINTHIANS FARÁ SUA ESTRÉIA NA LIBERTADORES

O estádio El Cobre foi erguido em El Salvador, um acampamento de mineradores que se reuniu na região para escavar o cobre (cada um desses buracos à direita do mapa é uma mina). Para se ter uma ideia do isolamento da cidade, a capital Santiago fica a mil quilômetros para o sul.

Em 1979, o Cobresal foi fundado, e pelas exigências da federação chilena, precisou construir um estádio para mandar as partidas e se integrar ao futebol profissional. O arquiteto foi Mario Recordón, o mesmo do Estádio Monumental de Santiago.

A obra teve a participação da comunidade local, mas grande parte foi bancada pela Codelco, que durante muitos anos passou aportes financeiros ao clube – e ao Cobreloa, outro time chileno ligado à mineração -, mas desde 2010 reduziu substancialmente seus investimentos.

O cobre está acabando, e a própria existência de El Salvador está em xeque. Convenhamos que, sem o dinheiro da extração de cobre, não há muito motivo para viver no meio do deserto. A relação econômica do Cobresal com a empresa estatal deve ser encerrada até 2016.

A grande dificuldade da construção do El Cobre você consegue imaginar: plantar grama no meio do deserto. Terra e as raízes foram trazidas de Copiapó, que fica 200 quilômetros ao sul. “Você já viu aonde está o estádio? Já viu o que tem ao redor? Para conseguir esse gramado, trabalhou-se em camadas, 24 horas por dia. Olha o que conseguimos! Essa grama é a oitava maravilha do mundo”, disse Luis Guerra, um dos sócios-fundadores do Cobresal, ao La Tercera.

O estádio foi inagurado em 1980, com capacidade para 8 mil pessoas, o que parecia sensato para um povoado que tinha uma população pouco superior a 10 mil habitantes. No entanto, o Cobresal classificou-se para a Libertadores de 1986 e teve que ampliar as arquibancadas para atender às exigências da Conmebol.

O El Cobre passou a receber até 20 mil almas vivas, e a brincadeira é que se tratava do maior estádio do mundo porque ele nunca conseguiria ficar lotado. Imagina hoje em dia que a população de El Salvador, por volta de 8 mil pessoas, é quase um terço da capacidade total?

O isolamento causa alguns problemas e é potencialmente um risco para o estado de espírito mais perigoso do ser humano, o tédio. De acordo com o técnico Dalcio Giovagnoli, há uma praia a 100 quilômetros de distância e os jogadores gostam muito de jogar pôquer. Devem ser quase profissionais nesse esporte também.

As tempestades que devastaram o norte do Chile, na região do Atacama e de Antofagasta, em março deste ano, também prejudicaram o El Cobre, que teve o seu bravo gramado muito afetado pela quantidade de água que caiu do céu. Os jardineiros trabalharam arduamente para revitalizá-lo e conseguiram que houvesse condições do Cobresal disputar a partida do título do Campeonato Chileno, em casa, contra o Barnechea, em abril.

No começo do Apertura, outro problema: não teve condições de receber o Colo-Colo no El Cobre porque os mineradores da cidade entraram em conflito com a Codelco e todo o efetivo policial estava direcionado a proteger os cidadãos. A partida foi transferida para La Serena, 500 quilômetros ao sul de El Salvador.

Na Libertadores de 1986, o Cobresal recebeu o Universidad de Chile, o Deportivo Cali e o América de Cali no El Cobre, e agora, prepara o seu carismático estádio para enfrentar Cerro Porteño, Oriente Petrolero ou Independente Santa Fé, e o Corinthians, o maior clube que já visitou a região para uma partida de futebol.

Opine...
siga no twitter: @MACEDO88FUTSHOW
Fonte: Trivela

VEJA IMAGENS INCRÍVEIS DE EL SALVADOR, CIDADE ONDE CORINTHIANS FARÁ SUA ESTRÉIA NA LIBERTADORES








Nenhum comentário:

Postar um comentário

ROBERTO DE ANDRADE X MÁRIO GOBBI? ELEIÇÕES PRESIDÊNCIAIS DO CORINTHIANS PODE TER DISPUTA ENTRE EX-PRESIDENTES DO CLUBE.

Mesmo faltando pouco mais de seis meses para as eleições no Corinthians, os bastidores estão agitados para definir os candidatos para o...