segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

BASTA! TODOS PELA EXTINÇÃO DAS TORCIDAS ORGANIZADAS

O jogo pela última rodada do campeonato brasileiro de 2013 entre Atlético - PR e Vasco, escancarou ao mundo o câncer do futebol brasileiro que são as torcidas organizadas.
Mas qual a definição de torcida organizada?

Na teoria, seriam associações de torcedores de um determinado clube esportivo com o objetivo de incentivar e vibrar pelo seu clube nas praças esportiva do país.

Mas na prática em sua maioria são gangues uniformizadas com o objetivo  de torcer e provocar os rivais  com cantos de guerra e hostis aos seus rivais,  provocando o  confronto das gangues, muita das vezes causando danos aos clubes com perdas de mando de campo e danos ao poder público com destruição e quebra quebra.

Também é frequente nestas gangues uniformizadas a presença de elementos envolvidos em crimes como tráfico, roubo e assassinatos.
E os líderes dessas torcidas dizem o velho discurso " Existem bandidos infiltrados em todo lugar e no meio das organizadas não é diferente".

E mesmo com a barbárie do último domingo, tudo parece que vai continuar do mesmo jeito, as autoridades discursando lamentando os fatos, mas medida eficaz mesmo nada.

Faço uma menção ao STJD que por muitas vezes fora criticado por mim,  reconheço o esforço do tribunal em coibir a atuação dessas gangues nos estádios pelo Brasil a fora, é louvável a intenção do tribunal, mas infelizmente não mostrou ser eficaz, já que os incidentes envolvendo as organizadas não diminuíram.

A verdade é que há muito interesse envolvido,  não é segredo para ninguém que os clubes financiam estas organizações com ingressos e passagens para os jogos fora de seus domínios, isso se torna um negócio lucrativo afinal as organizadas revendem os ingressos aos seus associados em sua maioria com valores maiores do que estaria sendo cobrado nas bilheterias.

Por isso defendo uma medida radical, afinal o Brasil será sede da próxima copa do mundo e é preciso que o país de uma resposta à altura dos lamentáveis fatos ocorridos na triste tarde do último domingo.

Sugiro a extinção de todas as torcidas organizadas do país e a proibição durante um ano da presença masculina nos jogos de futebol entre clubes envolvidos com incidentes de suas torcidas,isso poderia ser portões fechados ou somente a presença de mulheres e crianças nos estádios.

Acredito que só uma medida radical pode mudar esse quadro que esta cada vez mais desesperador.

Opine...

twitter siga: @MACEDO88FUTSHOW

Um comentário:

  1. O engraçado é a nossa presidente so lamentar o fato se omitindo da situação, poderia limpar a imagem dela criando uma lei dessa......

    ResponderExcluir

ROBERTO DE ANDRADE X MÁRIO GOBBI? ELEIÇÕES PRESIDÊNCIAIS DO CORINTHIANS PODE TER DISPUTA ENTRE EX-PRESIDENTES DO CLUBE.

Mesmo faltando pouco mais de seis meses para as eleições no Corinthians, os bastidores estão agitados para definir os candidatos para o...