quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

O DIA QUE OS JOGADORES DO CORINTHIANS JOGARAM COM O UNIFORME DO PALMEIRAS






EM 1992 EM JOGO FESTIVO, CORINTHIANS E PALMEIRAS SE UNEM E JOGAM CONTRA O COMBINADO DE VASCO E FLAMENGO. 

Por essa muitos não esperavam, você torcedor que virou o nariz para a possibilidade do Corinthians jogar com detalhes verdes no uniforme para homenagear a Chapecoense, o quê diria se jogadores do Corinthians não usassem um uniforme com detalhes verdes e sim com a camisa do maior arqui- rival Palmeiras?

Isso aconteceu amigo, foi no dia 23 de janeiro de 1992, uma quente quinta-feira e, bons atrativos não faltavam. Era o jogo de abertura da temporada do futebol brasileiro e em campo, um combinado Flamengo/Vasco, comandado pelo Velho lobo Zagallo e outro com Corinthians/Palmeiras, dirigido por Parreira, o então técnico da seleção brasileira.

O local escolhido foi o Maracanã. A renda da partida seria doada para algumas instituições de caridade e a publicidade mostrava Júnior Capacete com a camisa do Vasco e Bebeto, com a do Flamengo. Pelo lado dos paulistas, o craque Neto retornaria aos gramados após longo gancho por ter cuspido no rosto do árbitro José Aparecido de Oliveira, o escolhido para apitar a partida.

Além do craque Neto, Tupanzinho e o lendário camisa 01 do Timão o grande Ronaldo Giovanelli vestiram o uniforme verde do grande Rival, pelo lado do Palmeiras Evair o craque palmeirense da época vestiu a 9 do Timão.

O grande objetivo da partida era dar um grito de paz nos estádios. Usar as grandes rivalidades de Rio e São Paulo foi a grande opção naquele momento. Pelo menos naquele dia, o pedido foi atendido. Mesmo com a separação das torcidas na arquibancada, muitos aplausos eram ouvidos e também, várias brincadeiras por ver os rivais envergando camisas adversárias.

O apelo na época era bem menor e ninguém reclamou, hoje a situação é bem diferente, trata se da maior tragédia do esporte Mundial e da crônica esportiva brasileira, mas infelizmente nem isso comoveu alguns.

Muitos alegam que não precisaria jogar com detalhes verdes no uniforme para homenagear a Chapecoense, que isso não teria necessidade e que poderia ser feito outro tipo de homenagem, como por exemplo a escolhida pelo marketing, ceder o espaço do patrocínio master para promover o plano de sócio torcedor da Chapecoense, que também é nobre.

Mas pense comigo e se fizessem as duas coisas, ceder o espaço do master para divulgar o Sócio Torcedor da Chape e jogar com detalhes verdes no uniforme, além de promover ainda mais o plano de associados da Chapecoense, pois o fato de jogar com detalhes verdes no uniforme causaria grande repercussão, também passaria uma linda mensagem para o mundo intolerante que vivemos, ficaria para sempre a linda atitude tomada pelo clube, passando a mensagem que a vida esta acima de qualquer rivalidade no esporte. 

Mas infelizmente isso não vai acontecer, fico pensando se nos dias de hoje vivêssemos em uma ditadura militar e o presidente do Corinthians juntamente com sua diretoria tomasse a decisão de enfrentar o sistema e criando um movimento chamado "Democracia Corintiana", como será que os torcedores reagiariam? Será que apoiariam a decisão e assim fazendo um marco para sempre na história do esporte mundial ou se rebelariam contra a diretoria do clube dizendo que futebol não pode se misturar com a política?

Eu tenho quase certeza absoluta que seria a segunda opção, antigamente o torcedor corintiano era diferente dos outros justamente por aceitar as diferenças, hoje existe alguns que defendem a existência de uma cartilha de regras para ver se o torcedor pode ser considerado Corintiano ou não, simplesmente  lamentável.

Quero repetir oque escrevi em meu twitter:

"- Não sou contra as tradições do clube, muito pelo contrário, mas a cor do uniforme não define o tamanho do meu amor pelo Corinthians,  afinal já vi o Corinthians jogar de bege, amarelo, azul, roxo e Laranja e nunca diminui meu amor ou deixei de torcer por isso e posso afirmar quem pensa diferente não sabe oque é ser Corintiano de verdade."


Por Macedo.

Siga no twitter: @MACEDO88FUTSHOW 

Sobre o jogo que Corinthians foi Palmeiras e o Palmeiras foi Corinthians. 

Ficha técnica da partida:

 VASCO/FLAMENGO 1 X 2 PALMEIRAS/CORINTHIANS
 Competição: Amistoso Data: 23/01/1992 Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Árbitro: José Aparecido de Oliveira (SP).

Público: 27.601 pagantes.

VASCO/FLAMENGO: Gilmar, Luiz Carlos Wink (Uidemar), Alexandre Torres, Wilson Gottardo (Jorge Luís) e Eduardo (Piá); Charles Guerreiro, Júnior (Geovani) e Zinho; Bebeto, Gaúcho (Sorato) e William (Paulo Nunes).

PALMEIRAS/CORINTHIANS: Carlos (Ronaldo), Giba, Marcelo, Guinei e Dida (Odair); César Sampaio, Wilson Mano (Erasmo), Edu Marangon (Betinho) e Neto (Tupãzinho); Evair (Marcelinho Paulista) e Paulo Sérgio.

GOLS: Paulo Sérgio 34/1º (PAL/COR), Tupãzinho 11/2º (PAL/COR) e Bebeto 44/2º (VAS/FLA).

Não acredita? Assista abaixo a reportagem do jogo no programa Globo Esporte.





2 comentários:

  1. Quando o Palmeiras comemorou 100 anos e o presidente do Corinthians mandou a mensagem "Parabéns, a nossa história não seria a mesma sem vocês" achei uma das coisas mais bonitas da história do futebol. Palmeiras não existe sem Corinthians e Corinthians não existe sem Palmeiras. Golear o adversário, torcer contra em um jogo importante, tirar uma com a derrota, mesmo não sendo direta, gozar do rival sendo rebaixado é uma coisa; mas, infelizmente, tem torcedor de um lado e de outro com tanto ódio que deseja simplesmente que o rival deixe de existir

    ResponderExcluir
  2. ... agora pergunto: que graça teria Corinthians sem palmeiras ou palmeiras sem Corinthians? A Libertadores de 99 não teria o mesmo gosto se no caminho o Palmeiras não tivesse eliminado o Corinthians e o Paulistão de 99 não teria sido uma grande conquista se não fosse o troco pela eliminação pouco tempo depois.

    ResponderExcluir

ROBERTO DE ANDRADE X MÁRIO GOBBI? ELEIÇÕES PRESIDÊNCIAIS DO CORINTHIANS PODE TER DISPUTA ENTRE EX-PRESIDENTES DO CLUBE.

Mesmo faltando pouco mais de seis meses para as eleições no Corinthians, os bastidores estão agitados para definir os candidatos para o...