segunda-feira, 16 de novembro de 2015

MARKETING ESPORTIVO: CORINTHIANS CAMINHA PARA SE TORNAR O BARCELONA DAS AMÉRICAS






CORINTHIANS SEGUE O CAMINHO DO GIGANTE EUROPEU E PODE SE TONAR O MAIOR CLUBE DAS AMÉRICAS.

Com mais de 30 milhões de torcedores espalhados pelos quatro cantos do mundo, equipe de marketing do Corinthians trabalha para o clube se tornar o Barcelona das Américas,mas antes, vamos entender o porque desta afirmação.

O que é Marketing Esportivo?
Marketing Esportivo é “um conjunto de ações voltadas à prática e à divulgação de modalidades esportivas, clubes e associações, seja pela promoção de eventos e torneios ou pelo patrocínio de equipes e clubes esportivos”.
O livro do economista Antônio Afif, “A bola da vez – o Marketing Esportivo como estratégia de sucesso”, segundo o qual Marketing Esportivo é uma das estratégias que utilizam o esporte para atingir suas metas, sendo que há duas formas para definir essa prática:
1ª – marketing de produtos e serviços voltados aos consumidores que, de alguma forma, se relacionam com o esporte (camisas oficiais do time, por exemplo) e;
 2ª – uma estratégia que emprega o esporte como meio de divulgar produtos, sem que estes tenham ligação com atividades esportivas (patrocinadores em geral)”.

REVOLUÇÃO DO MARKETING DO CORINTHIANS.
Marcelo Passos, vice-presidente de atendimento da agência de publicidade DM9DDB, assumiu a diretoria de marketing do Corinthians, no início de fevereiro,com uma filosofia diferente dos demais departamento de marketing dos clubes do Brasil, em pouco tempo no cargo, Passos esta prestes a vender o Naming Rights da Arena Corinthians, negocio estava emperrado há quatro anos,saltou a posição do clube no Ranking do Sócio-Torcedor, de 93 mil sócios para 135 mil,hoje o clube é o segundo do Brasil, a meta é ser o número 1 no Mundo.
Veja oque mudou no departamento de marketing para o Corinthians conseguir esses números.

Como funciona o novo Departamento de marketing do Corinthians.

O diretor alterou o departamento de marketing corintiano. Antes havia um gerente de marketing (remunerado), Alexandre Ferreira, braço direito do então diretor de marketing (não remunerado), Izael Sinem Jr. Sob o comando do gerente havia núcleos que cuidavam de licenciamentos, internacionalização e demais áreas.
Agora, com Passos no cargo não remunerado de diretor, passou a haver quatro gerentes de marketing. Um cuida do planejamento, um faz a execução e venda dos projetos pensados pelo gerente anterior, um fará ativação e pós-venda sobre o que fizeram os dois anteriores, e um se responsabilizará por conteúdo e redes sociais, com as tarefas de medir e comunicar resultados obtidos pelos três gerentes anteriores e encontrar ideias para o de planejamento. Ou seja, há um ciclo entre os quatro gerentes, e um mesmo projeto passa pelas mãos de todos, etapa por etapa, do início ao fim.

Barcelona o exemplo a ser seguido.  

Barcelona: é um exemplo emblemático, pois seus dirigentes conseguiram colar a imagem do clube aos aspectos sociais e culturais da Catalunha, gerando uma identidade que supera o esporte e se insurge na alma da província autônoma espanhola que valoriza muito seus símbolos, entre os quais o time de futebol é um dos mais conhecidos no mundo.
Em  julho último, o Barcelona apresentou os números de sua vitoriosa temporada. O clube catalão fechou o período com uma receita recorde de € 608 milhões, sendo € 15 milhões de lucro.
Auditado pela consultoria Delloite, o documento apresentou um fator fundamental para a arrecadação recorde: o marketing.

Os ganhos com patrocinadores, licenciamentos e exploração da imagem do clube catalão alcançaram a expressiva marca de € 225 milhões, um aumento de € 56 milhões em relação a última temporada.

O Camp Nou foi outro fator importante. Além do alto número de partidas pelas boas campanhas, o Camp Nou Experience bateu novo recorde de visitação.
No total, o campo catalão gerou € 149 milhões para o clube. Por fim, no campo das receitas, um novo aumento: de € 287 milhões para atuais € 328 milhões.
E responda rápido, se você estivesse hoje em Barcelona, não gostaria de visitar as instalações do clube?Eu sim, com certeza.

CORINTHIANS SEGUINDO O EXEMPLO




 Quando se trata de paixão e identidade clube e torcida, no Brasil, não existe uma que se compare com o Corinthians.Assim como acontece com o clube catalão, a relação clube torcida,extrapola as quatros linhas, entendendo isso, o marketing do clube explora isso com ações que faz o Corinthians estreitar ainda mais sua relação com o torcedor.

Ação Social: Atualmente o Corinthians tem ações e atividades diárias com o público em situação de vulnerabilidade social, recebendo-os em seus programas próprios e apoiando inúmeros outros programas e causas. Assim, o departamento cumpre sua missão junto ao seu público alvo- os mais carentes, atendendo (dentro de seus limites e da melhor forma possível) a população de seu entorno.

Patrocínio: para 2016 a camisa do Corinthians deve ganhar novos valores, a meta do marketing alvinegro é conseguir R$ 12 milhões com as mangas, R$ 8 milhões com os ombros (omoplatas) e R$ 4 milhões com o calção,cota máster peito e costas R$ 35 milhões,o interior do número,outros R$ 2,5 milhões, totalizando R$ 61,5 milhões.
A meta é audaciosa, mas o clube esta há um ponto de conquistar o #Hexacampeonato Brasileiro e conquistas são ótimos argumentos para valorização de sua marca.

Fornecedor de material esportivo: Valor anual saltou de R$ 29 milhões em 2014 para cerca de R$ 50 milhões com a evolução do câmbio; entenda o cálculo
O contrato de fornecimento de materiais esportivos, um dos únicos no país pagos em dólar, rendia R$ 29 milhões anuais em agosto de 2014, a considerar apenas a parte em dinheiro, quando foi renegociado. De lá para cá a moeda americana subiu mais de 80%, e o valor anual do contrato foi junto. Hoje está em cerca de R$ 50 milhões.
Não há cláusula nenhuma que proteja a Nike desta situação. "Todo o contrato é em dólar. Se o dólar for um ou quatro, faz a conversão na data".

Cotas de TV:  a partir do próximo ano, Corinthians terá um plus, dos atuais R$ 110 milhões, o valor saltará para R$ 170 milhões, esse assunto tirar o sono dos rivais, para eles não é justo a diferença que existe,já o Timão justifica, o Corinthians chega a dar até o triplo de audiência de seus rivais, por essa razão merece receber mais que os outros.

Arena Corinthians:Até a gestão de Mário Gobbi, o departamento de marketing apitava muito pouco em relação à Arena Corinthians, cujo fundo formado com a construtora Odebrecht possui equipe própria para a venda de naming rights, camarotes, cadeiras e patrocínios.

Desde que Roberto de Andrade chegou à presidência, em fevereiro deste ano, isso mudou. Agora passa a ser tarefa também do marketing corintiano vender propriedades relacionadas ao estádio, e por essa razão Passos levou dezenas de empresários e executivos em jogos do clube esse ano, o novo diretor de marketing quer mostrar a esses convidados potenciais negócios ensejados pelo estádio.

Camarotes e cadeiras cativas,são ferramentas que o clube tem para sanar a dívida gerada pela construção do estádio. Ao todo há R$ 1,15 bilhão a ser pago em 12 anos, ou média de R$ 95 milhões por ano.

Há R$ 420 milhões que deveriam ter saído por meio de Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento (CIDs) concedidos pela prefeitura, mas,uma ação do Ministério Público Estadual que questionava a legalidade deles,atrasou a vendas dos certificados.

Como a venda do Naming Rights esta prestes de ser anunciada,por cerca de R$ 400 milhões e com a venda dos CIDS  até o final de 2016, a conta do estádio diminuirá consideravelmente, assim, a bilheteria do estádio que hoje vai 100%  para o fundo que administra o pagamento da dívida,após a quitação da divida junto ao BNDS, todo o dinheiro arrecadado pela bilheteria, vai para o cofre do clube, em 2015 foram arrecadados R$ 100 milhões de reais nos jogos do Timão na Arena.

Tour Arena:  O novo projeto visa ampliar as receitas do clube, assim como já é feito em outros estádios, como o Camp Nou, do Barcelona. Desde 2005, quando foi lançado o Camp Nou Experience - que inclui uma visita ao Museu FCB e um tour pelo próprio estádio -, o clube catalão conseguiu atingir a marca de 1 milhão de visitantes por ano.

Como foi palco da Copa do Mundo de 2014, e será a sede paulista do futebol nos Jogos Olímpicos de 2016, a Arena Corinthians pode ser explorada como ponto turístico da cidade de São Paulo. O roteiro da proposta seria parecido com os já praticados em outros estádios, que incluem visitas às cabines de imprensa, sala de coletivas, zona mista, camarotes, banco de reservas, túnel de acesso, vestiário e gramado. Na casa alvinegra, particularmente, de acordo com o arquiteto Anibal Coutinho, o Prédio Oeste e os setores Business e Club dos camarotes - que serão customizados para o tour - ainda estão em processo de finalização.Com o Tour o Corinthians pretende arrecadar R$ 1,5 milhão anuais.

Desde 2008 após o acesso do Corinthians a primeira divisão, o clube não parou de crescer,foi duas vezes campeão Paulista,Campeão da Copa do Brasil, Campeão da Libertadores,Campeão Mundial,Campeão da Recopa Sul americana, e agora prestes a conquistar o segundo título brasileiro no período.
Além dos títulos,hoje o clube tem uma estrutura que se igualá aos gigantes da Europa,com CT de primeiro mundo, o Corinthians se tornou referência na América do Sul no que se diz respeito a estrutura de um clube de futebol.


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9 comentários:

  1. Ótima matéria!
    Mas atualmente é isso mesmo, o Corinthians se tornará um europeu dentro da America.

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  2. Muito obrigado, tomará que os dirigentes não percam o foco e sigam firmes nesse caminho

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  3. Espero que tudo se concretize e saia finalmente o Naming Rights,isso ajudará e muito o aperto Financeiro que o Corinthians vive atualmente,ter longos anos prá pagar a Arena nao é fácil,mesmo porque,tudo que é arrecadado,vai para o Fundo,e essa grana do Naming Rights viria em boa hora para equilibrar as financas do Clube...

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