quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A ESTRANHA RELAÇÃO DO STJD COM OS CLUBES CARIOCAS.



Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) é o órgão administrativo máximo que discute e define as legalidades do esporte no Brasil em sede administrativa cabendo ainda possibilidade da análise da matéria pelo Poder Judiciário conforme previsão expressa da Constituição.
Decisões tomadas pelos Tribunais de Justiça Desportiva estaduais podem ser questionadas através de recursos ao STJD.
O STJD se baseia num sistema semelhante ao do Poder Judiciário. As denúncias são feitas por procuradores do STJD, da mesma forma que um promotor público. A denúncia é analisada em primeira instância, nomeada "Comissão Disciplinar". São quatro comissões no total, cada um com cinco auditores, que são o júri. É possível o recurso em segunda instância, chamado de "Pleno". O Pleno é composto por nove auditores: dois indicados pela CBF, dois pela sociedade civil (representados pela OAB) e um pelo sindicato dos árbitros, a ANAF. As decisões de primeira instância podem ter efeito suspensivo por ordem do presidente do STJD, que também tem o poder de reverter 50% das penas em multas ou cestas básicas.
O tribunal é custeado pela CBF. Contudo, seus membros não são remunerados.
Cada modalidade esportiva tem o seu próprio STJD, não existe um STJD unificado.

Referências do texto.

André Rizek, Senhores do Destino. Revista Placar. Edição 1313, Dezembro de 2007.

Essa seria a função do STJD,mas o que me chama a atenção sobre esse tribunal é o momento em que os julgamentos são realizados,quase sempre em momentos decisivos envolvendo clubes cariocas,dando margem a discussões sobre favorecimento a clubes do Rio de Janeiro.

O julgamento de Ronaldinho Gaúcho é a mais nova polêmica desnecessária que o STJD cria aumentando a série de decisões que de forma direta ou indireta favorece os clubes cariocas.
A decisão do STJD suspende o craque atleticano em um jogo decisivo onde os mineiros buscam diminuir a vantagem do Fluminense que terá jogo dificílimo fora de casa contra o Bahia.

O Atlético enfrenta o Internacional super desfalcados com seus principais jogadores servindo suas respectivas seleções,seria a grande chance do Atlético com seu craque que vive seu melhor momento desde que voltou ao Brasil, poder vencer a partida e encostar nos cariocas.
Ai o STJD entra em ação e iguala a condição ente Atlético e Internacional que além de não ter  Ronaldinho Gaúcho,jogará sem o goleiro Vitor (na seleção), Rever (machucado).Amigos é ou não para todos ficarmos com uma pulga atrás da orelha.

Mas não é a primeira vez que o STJD entra em ação para atrapalhar o andamento do Campeonato, o caso mais polêmico foi em 2005 quando o tribunal adiou vários jogos devido o escândalo que ficou conhecido como "A MAFIA DO APITO",que na época toda impressa afirmou que com a remarcação das partidas o Corinthians teria sido beneficiado  se tornado campeão daquele ano graças a suspensão o dos jogos.

O que passou despercebido pelos críticos e quase não foi comentado é que mais dois clubes também foram beneficiados são eles FLAMENGO e VASCO,que na ocasião estavam muito próximos da zona do rebaixamento brigando diretamente com Atlético MG e Coritiba,com a remarcação dos jogos Flamengo e Vasco ganharam pontos se afastaram de Atlético e Coritiba que foram os rebaixados daquele ano e com eles Paysandu e Brasiliense. 

Opine galera existe ou não uma relação no minimo estranha ente STJD e os clubes cariocas..


twitter siga: @MACEDO88FUTSHOW



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ROBERTO DE ANDRADE X MÁRIO GOBBI? ELEIÇÕES PRESIDÊNCIAIS DO CORINTHIANS PODE TER DISPUTA ENTRE EX-PRESIDENTES DO CLUBE.

Mesmo faltando pouco mais de seis meses para as eleições no Corinthians, os bastidores estão agitados para definir os candidatos para o...