terça-feira, 5 de abril de 2016

OS MAUS ELEMENTOS DAS TORCIDAS ORGANIZADAS FAZEM OUTRA VÍTIMA," O FUTEBOL!"


GOVERNO DE SÃO PAULO DECIDE PROIBIR TORCIDAS VISITANTES EM CLÁSSICOS ATÉ 2017, A MEDIDA TENTA COIBIR AÇÕES VIOLENTAS  DAS ORGANIZADAS.

Por muitos e muitos anos eu ouço por parte da mídia que as torcidas organizadas são o mal do futebol, que as organizadas são isso e aquilo, que as organizadas afastam os torcedores dos estádios, etc, etc....

Por outro lado a mesma mídia faz elogios quando as mesmas torcidas promovem uma festa bonita nos estádios, com seus bandeirões, cânticos e coreografias deixando o espectáculo bonito e atraente para o espectador. 

Isso mostra a complexidade do tema, a mesma torcida que é criticada pela violência que são práticadas por gangues infiltradas nas torcidas é elogiada quando faz oque é a essência de sua existência que nada mais é que torcer e empurrar seu clube nos jogos. 

Sempre ouço também, que a maioria das pessoas que fazem parte das organizadas são pessoas de bem, que é uma minoria que prática de violência e denigre o nome das instituições e que as organizadas são um reflexo da sociedade, que é a pura verdade, mas isso entra em contradição, vamos explicar.

Para viver em sociedade temos direitos e deveres para serem cumpridos e respeitados, caso não cumprimos as leis, sofremos punições e somos retirados do convívio em sociedade, sendo presos ou punidos de alguma outra forma. 

No caso das organizadas teria que ser da mesma forma, mas não é o que acontece, pois um torcedor que foi flagrado em 3 atos violentos usando a camisa da gaviões, novamente foi preso no último domingo  ao se envolver em outro ato violento, a questão é,  por que esse sujeito ainda faz parte da organizada se o mesmo denigre o nome da instituição ao sempre se envolver em atos violentos, por que a agremiação não o expulsou do quadro de associados se ele não representa a maioria dos integrantes da torcida? É a pergunta que não quer calar.

Usei o exemplo da Gaviões, porque é a maior torcida organizada do país,  mas o fato é que todas as outras agem da mesma forma, são complacente com os vândalos,não fazem nada para mudar a situação, nota oficial pedindo desculpas não resolve nada,as próprias organizadas precisam mudar a postura nesses casos urgentemente. 

Caso isso não ocorra as autoridades irão fazer, como foi agora a proibição de torcida visitante em clássicos, uma medida arbitrária e ineficaz, como aquela que pune torcedores que se envolve em brigas a 5 km do estádio,  os vândalos brigam a 10, 15 km,como foi oque ocorreu no último domingo. 

Os confrontos irão continuar e qual será a próxima medida, jogos de portões fechados, fim dos clássicos na capital, eu não duvido que isso irá acontecer. 

Sempre fui a favor das organizadas por acreditar nesse discurso e por achar importante para o espetáculo, mas do jeito que esta não da.

Se as organizadas não cortarem o mal pela raiz, os vândalos,  além de continuarem fazendo vítimas inocentes como foi o caso do transeunte que não tinha nada haver com a confusão e foi morto com um tiro no peito, as torcidas serão vitimas de seus próprios membros, sendo proibidas de entrarem nos estádios ou serem extintas, como é o desejo do promotor Paulo Castilho,ou pior ainda,  vitimizar o futebol fazendo empresas e torcedores perderem o interesse pelo esporte. 

Por Macedo...

Siga no twitter: @MACEDO88FUTSHOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ROBERTO DE ANDRADE X MÁRIO GOBBI? ELEIÇÕES PRESIDÊNCIAIS DO CORINTHIANS PODE TER DISPUTA ENTRE EX-PRESIDENTES DO CLUBE.

Mesmo faltando pouco mais de seis meses para as eleições no Corinthians, os bastidores estão agitados para definir os candidatos para o...